sábado, 11 de setembro de 2010

Informativo SMA: Dor Crônica

Dor crônica: é preciso saber a causa
Estudos mostram que a maioria dos pacientes só quer o alívio e
demora a procurar médico

A maioria dos cariocas que sofrem de dor crônica busca o alívio imediato, e não a cura para a causa. Além disso, demoram a procurar centros especializados e recorrem à automedicação. Foi o que mostraram pesquisa realizada pelo Centro Multidisciplinar da Dor (CMD), apresentada no Congresso Nacional da Dor, no Canadá, e o levantamento Epidor, da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED)

"É frequente os pacientes apelarem para a automedicação antes de buscar o tratamento. Isso acontece pela falta de acesso a unidades de Saúde e pela acomodação do paciente em não ir ao hospital e aceitar orientações de amigos, familiares e balconistas nas farmácias", diz o diretor científico da SBED, Levi Jales.

Ele alerta que a automedicação não resolve o problema e pode até torná-lo mais grave. "Todo tipo de dor deve ter assistência médica. Recomendamos procurar um serviço de saúde aos primeiros sintomas de dor, e não ficar adiando o problema", orienta.

Segundo o coordenadordo estudo do CMD, Alexandre Amaral, quando finalmente decidem buscar um centro de referência, os pacientes já estão sem esperança, e não acreditam que o problema tenha solução. "Eles procuram o profissional somente em busca de alívio mas em muitos casos encontrar a causa da dor e tratamento", explica, ressaltando que, em alguns casos, mesmo quando a lesão não está mais presente, a dor permanece.

"Se você demora a solucionar o problema, o sistema nervoso central é prejudicado e os nervos continuam emitindo sinais neurológicos que o cérebro interpreta como dor", diz. "Mesmo assim, o problema pode ser controlado", conclui.